Controlo público do Metro<br>do Porto

A Direcção da Organização Regional do Porto do PCP reafirmou, em conferência de imprensa realizada no dia 3, a necessidade de recuperação do controlo público da empresa Metro do Porto. Em causa está, garante, a defesa do serviço público de transportes, da região e do País.

Sublinhando a importância estratégica do Metro do Porto para a Área Metropolitana, sobretudo no que respeita à facilitação da mobilidade, à melhoria das condições de vida e à própria dinamização do desenvolvimento económico, os comunistas recordam os sucessivos boicotes e resistências da parte de sucessivos governos do PS e dos PSD/CDS. A não transferência das indemnizações compensatórias e o subfinanciamento, não sendo os únicos exemplos, são porventura os mais reveladores desta atitude.

Se os governos tivessem assumido as suas responsabilidades de investimento, a empresa não estaria hoje com os actuais níveis de endividamento. A agravar a situação económica e financeira da empresa, recordam ainda os comunistas, estão ainda os ruinosos contratos de financiamento a que teve que recorrer, particularmente os famigerados swap, cujas perdas potenciais já superam os 1800 milhões de euros.

Traçando o atribulado percurso da empresa, que culmina no novo processo de privatização com o qual o Governo pretende entregar o Metro do Porto aos grupos económicos (em moldes prejudiciais para o erário público), o PCP defende uma inversão de políticas capazes de «colocar os interesses da população, da região e do País acima das negociatas, dos interesses dos grupos económicos e financeiros, da continuação da alienação do património nacional».

Na conferência de imprensa participaram Jaime Toga, da Comissão Política, e Gonçalo Oliveira, do CC.

 



Mais artigos de: PCP

Cumprir a Constituição

O PCP realizou, no dia 2, uma audição sobre «O Estado para cumprir a Constituição», no âmbito da construção do seu programa eleitoral. Jerónimo de Sousa esteve presente. 

Governo maltrata a cultura

Uma delegação do PCP, dirigida pelo Secretário-geral, esteve reunida no dia 4 com a administração do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, para recolher contributos e sugestões para a construção do seu programa eleitoral. Em declarações aos...

Imprensa e fundos são tarefas cruciais

Cerca de uma centena de militantes do PCP participaram no convívio dos camaradas com tarefas de fundos e difusores do Avante!, realizada no passado dia 29 no Centro de Trabalho da Boavista, no Porto.

Começaram as jornadas<br>de trabalho

Mais de 120 pessoas participaram na primeira jornada de trabalho para a construção da Festa do Avante! desde ano, no dia seguinte a terem participado na grande Marcha Nacional. Oriundos das organizações regionais de Bragança, Lisboa, Santarém, Setúbal e Viana do Castelo,...

Bienal e arte urbana

Está a decorrer até dia 21 deste mês o concurso para a XIX Bienal de Artes Plásticas da Festa do Avante!, que conta já com um significativo número de inscrições. Esta iniciativa, que decorrerá no Espaço das Artes, no Pavilhão Central, é...

Plural ou nem tanto...

A comunicação social tem a função de informar, mas hoje, com cada vez mais espaços de comentário e opinião, é um veículo de excelência para a construção e formatação de opinião colectiva. A televisão, pelo...